-
Arquitetos: Hérard & da Costa
- Área: 328 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é um paralelepípedo composto por duas áreas - uma superfície opaca com isolamento e uma área transparente sem calefação. Tem duas faces, uma luminosa revestida de policarbonato (lado do jardim) e outra resistente, coberta por lâminas opacas de fibrocimento (lado da rua). Escolhemos fibrocimento por seu aspecto rochoso, similar às casas de pedra localizadas na frente do lote.
A fachada sul (lado da rua) muda constantemente segundo os requisitos de luz, transparência, privacidade, proteção e ventilação. Persianas dobráveis com seis metros de largura podem estar completamente fechadas formando uma concha ou completamente abertas. A fachada respira o ritmo de vida dos usuários.
Os clientes queriam uma casa com muito "verde" para poder viver mais próximos da natureza: a estufa estende seu espaço para os vinhedos de Champagne. Esta área é uma fonte muito útil de calor passivo para a casa durante o frio. Para evitar o sobreaquecimento durante o verão, é disposto no teto um painel de ventilação de 18 metros de largura que pode ser aberto em conjunto com as janelas sanfonadas, para potencializar o efeito da ventilação.